Componentes:
Rutiane Oliveira
Marcela Ribeiro
Ingride Carla
Edineide Soares
Nematelmintos
Os nematelmintos são vermes de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades. Muitas espécies são de vida livre e vivem em ambiente aquático ou terrestre; outras são parasitas de plantas e de animais, inclusive o ser humano. Há mais de 10 mil espécies desse tipo de vermes catalogadas, mas cálculos feitos indicam a existência de muitas outras espécies, ainda desconhecidas.

Principais Características dos Nematelmintos
Corpo não segmentado e revestido de cutícula resistente e quitinosa. Sistema digestivo completo, possuindo boca e ânus.
O sistema nervoso é formado de um anel anterior, que circunda a faringe, e cordões nervosos longitudinais relacionados com aquele anel.
O sistema locomotor é estruturado em camadas musculares longitudinais situadas logo abaixo da epiderme.
As contrações desses músculos só permitem movimentos de flexão dorsoventral. Não há movimentos laterais.Os nematódeos não possuem sangue, sistema circulatório nem sistema respiratório. A respiração é anaeróbia. São animais triblásticos, protostômios, pseudocelomados.
Seu corpo cilíndrico, alongado e não segmentado exibe simetria bilateral.
Possuem sistema digestivo completo, sistemas circulatório e respiratório ausentes; sistema excretor composto por dois canais longitudinais (renetes-formato de H); sistema nervoso parcialmente centralizado, com anel nervoso ao redor da faringe.
Sistema Reprodutor dos Nematelmintos
Após a fecundação, o zigoto desenvolve-se dentro de um ovo. Diversas espécies eliminam os ovos para o ambiente, onde ocorrem as primeiras divisões e o ovo se torna embrionado.
Tipos de Doença provocada
Ancilostomose
Anemia, Pele Amarela,
Fezes com sangue etc.
Ascandiase
Náuseas, Vomito,
cólicas abdominais, diarreias e emagrecimentos
Oxiurose
Inflamação no
intestino grosso, Irritabilidade na pele, vômitos e diarreias frequentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário